Jogo do piao

Material: - Um pião e uma cordel por participante
Nº de participantes: - Variável

Espaço de jogo: - Um círculo com +/- 1,50m de raio, para onde todos os participantes deverão lançar o seu pião, segundo uma ordem previamente sorteada.

Objectivos: - Conseguir lançar o pião de forma a que gire no chão durante algum tempo arredando para fora do círculo o(s) pião(ões) que lá tiver(em) ficado e simultaneamente saindo também para continuar em jogo . Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, os pião(ões) lá deixado(s).

Preparação e lançamento do pião: - O cordel enrola-se à volta do pião, começando a enrolar da ponta até ao meio do pião. sobrando um bocado que chegue para pôr à volta da mão. Depois pega-se na pontinha do cordel e lança-se ao chão, com um movimento de pulso. O pião irá girar, devido à força e ao jeito com que se puxar repentinamente o cordel, imprimindo-lhe um movimento de rotação.

Desenvolvimento: - Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo como objectivo deitar fora do círculo, o(s) pião(pões) lá deixado(s).
O(s) jogador(es) cujo pião ficar dentro do círculo ficará(ão) “de fora”, deixando lá o pião que os outros jogadores, um de cada vez, procurarão atirar para fora do círculo tentando “picá-lo”. O jogador que o conseguir fazer ganhará 50 pontos.

0 comentários:

Blogger Template by Blogcrowds